ORCHIDACEAE

Octomeria hatschbachii Schltr.

Como citar:

Miguel d'Avila de Moraes; Tainan Messina. 2012. Octomeria hatschbachii (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

8.527,195 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, encontrada nas Regiões Nordeste (Bahia), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina) (Barros et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,iii)
Categoria: VU
Justificativa:

<i>Octomeria hatschbachii</i> é endêmica do Brasil e tem indicações na literatura de que ocorra nas regiões Nordeste (Bahia), Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná e Santa Catarina). Entretanto, só foi possível acessar testemunhos de ocorrência para o Estado do Paraná. Com base nesses dados, a espécie tem EOO de 7.621,93 km²; além disso, os municípios onde a espécie ocorre estão sujeitos à perda e degradação do hábitat. Em 2010, Lapa havia perdido mais de 90% de sua cobertura vegetal original, enquanto Turvo 85% e Campina Grande cerca de 60%. Cada localidade foi considerada sob uma situação de ameaça distinta. A espécie está sujeita a declínio contínuo da qualidade do hábitat e de seus valores de EOO; assim, foi avaliada como "Vulnerável" (VU), demandando esforços de coleta e estudos focados em estabelecer sua real distribuição geográfica.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Caatinga, Mata Atlântica
Detalhes: Orquídea encontrada na Caatinga e na Mata Atlântica (Barros et al., 2012).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Lapa (PR) possuía 9,3% de cobertura vegetal em 2010, enquanto que Campina Grande do Sul (PR), 40,2% e Turvo (PR), 14,50% (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Presumivelmente Extinta" (EX), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004)."Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
Consta no anexo II da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 23/2/2012